Questões Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais

Leia as seguintes afirmações: I. Segundo o caput do art. 5º da Constituição ...

Responda: Leia as seguintes afirmações: I. Segundo o caput do art. 5º da Constituição Federal, é assegurada a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à proprieda...


1Q426583 | Direito Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Leia as seguintes afirmações:

I. Segundo o caput do art. 5º da Constituição Federal, é assegurada a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país. Isso significa que não há qualquer diferenciação constitucional, em relação aos direitos individuais, coletivos, sociais e políticos, que os nacionais e estrangeiros gozam sob a égide da Carta da República.

II. As normas definidoras de direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata e não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios adotados pela Constituição, ou ainda, dos tratados internacionais dos quais nosso país fizer parte.

III. De acordo com o art. 5.º, §3.o da Constituição Federal, os tratados internacionais que versarem sobre direitos humanos e forem aprovados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

IV. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de dezoito anos. Porém, não podem se alistar como eleitores os estrangeiros, os clérigos e, durante o período de serviço militar obrigatório, os conscritos.

São corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Vamos analisar cada afirmativa:

I. Diz que o art. 5º assegura direitos iguais a brasileiros e estrangeiros residentes, sem diferenciação. Na verdade, o caput do art. 5º fala em direitos para brasileiros e estrangeiros residentes, mas alguns direitos são exclusivos dos brasileiros, como o direito de votar e ser votado. Então, essa afirmativa está incorreta.

II. Afirma que as normas de direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata e não excluem outros direitos decorrentes da Constituição ou tratados internacionais. Isso está correto, pois o art. 5º, §1º, da CF diz exatamente isso.

III. Fala que tratados internacionais sobre direitos humanos, aprovados pelo Congresso em dois turnos por 3/5 dos votos, têm status de emenda constitucional. Isso está correto, conforme o art. 5º, §3º, da CF.

IV. Diz que o alistamento e voto são obrigatórios para maiores de 18 anos, mas estrangeiros, clérigos e conscritos não podem se alistar. Na verdade, estrangeiros não podem votar, mas clérigos podem se alistar e votar, e o serviço militar não impede o alistamento eleitoral. Então, essa afirmativa está incorreta.

Portanto, apenas as afirmativas II e III estão corretas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.