Questões Português Interpretação de Textos

A mesma obrigatoriedade para o emprego do sinal de crase em“Fabiano ria, tinha dese...

Responda: A mesma obrigatoriedade para o emprego do sinal de crase em“Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco [...]”(1º) pode ser vista no exemplo:


1Q44492 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

Texto associado.
Texto para responder à questão.

* Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:  


  Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinhá Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.
  Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinhá Vitória encantavam-no.
   Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinhá Vitória, as palavras que Sinhá Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer?
  Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitoria e os dois meninos.

(Vidas Secas, Graciliano Ramos.)
A mesma obrigatoriedade para o emprego do sinal de crase em “Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco [...]” (1º) pode ser vista no exemplo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A questão trata do uso do sinal de crase, que ocorre quando há a fusão da preposição 'a' com o artigo feminino 'a' ou com o pronome demonstrativo 'aquela', por exemplo.

No trecho citado, 'agarradas à boca do saco', temos a preposição 'a' exigida pelo verbo 'agarrar-se a' e o artigo definido feminino 'a' que acompanha o substantivo 'boca', formando a crase.

Na alternativa a), 'Tranquilize-se, aspiro àquela vaga específica, e não à sua.', ocorre o mesmo fenômeno: o verbo 'aspirar' exige a preposição 'a', e 'àquela' é a junção da preposição com o pronome demonstrativo feminino 'aquela', que admite crase.

Nas outras alternativas, a crase ocorre em contextos diferentes ou não ocorre, por exemplo, na alternativa b) 'Dirigiu-se à minha casa', há crase pela preposição exigida pelo verbo 'dirigir-se' e o artigo definido feminino 'a' de 'casa'. Na alternativa c), 'à sua disposição', também há crase pela preposição e o pronome possessivo feminino 'sua' que admite o artigo definido.

Porém, a questão pede a mesma obrigatoriedade do exemplo dado, que é o uso da crase diante de palavra feminina que admite artigo, regida por verbo que exige preposição, e que se assemelha ao uso em 'aspirar àquela vaga'.

Portanto, a alternativa a) é a correta, confirmando o gabarito oficial e a resposta mais comentada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.