Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações: I. A avaliaçã...
Responda: Sobre avalição escolar são feitas as seguintes afirmações: I. A avaliação é uma tarefa complexa que se resume à realização de provas e atribuição de notas. II. Uma avaliação p...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) II e IV, apenas.
A avaliação escolar é um processo muito mais amplo do que apenas a realização de provas e atribuição de notas, como afirmado na afirmação I. Ela envolve a observação do desempenho dos alunos, a análise de seu progresso, a identificação de dificuldades e a promoção de estratégias para melhorar a aprendizagem.
A afirmação II está correta ao destacar que a avaliação pode ocorrer em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem, como antes, durante ou após o processo. Cada momento de avaliação pode ter um nome específico, como diagnóstica, formativa ou somativa, dependendo de seus objetivos e do momento em que é realizada.
Já a afirmação III está incorreta, pois a avaliação não se resume apenas à capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. Ela deve avaliar não apenas a memorização, mas também a compreensão, a aplicação e a análise dos conhecimentos pelos alunos.
Por fim, a afirmação IV está correta ao destacar que a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Ela é essencial para orientar o planejamento das aulas, identificar as necessidades dos alunos e promover a melhoria contínua do processo de ensino.
Portanto, as afirmativas corretas são a II e IV, conforme indicado no gabarito.
A avaliação escolar é um processo muito mais amplo do que apenas a realização de provas e atribuição de notas, como afirmado na afirmação I. Ela envolve a observação do desempenho dos alunos, a análise de seu progresso, a identificação de dificuldades e a promoção de estratégias para melhorar a aprendizagem.
A afirmação II está correta ao destacar que a avaliação pode ocorrer em diferentes momentos do processo de ensino-aprendizagem, como antes, durante ou após o processo. Cada momento de avaliação pode ter um nome específico, como diagnóstica, formativa ou somativa, dependendo de seus objetivos e do momento em que é realizada.
Já a afirmação III está incorreta, pois a avaliação não se resume apenas à capacidade de repetição do conteúdo transmitido pelo professor. Ela deve avaliar não apenas a memorização, mas também a compreensão, a aplicação e a análise dos conhecimentos pelos alunos.
Por fim, a afirmação IV está correta ao destacar que a avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente. Ela é essencial para orientar o planejamento das aulas, identificar as necessidades dos alunos e promover a melhoria contínua do processo de ensino.
Portanto, as afirmativas corretas são a II e IV, conforme indicado no gabarito.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários