Questões Educação Física Educação Física

Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 19...

Responda: Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) As disputa...


1Q474156 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organi-zaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transforma-das em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.

( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante signi-ficativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão in-tensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.

( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desen-volvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e pre-parar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alu-nos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.

( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Fí-sica nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período

Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A primeira afirmativa é verdadeira. Após a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria entre os blocos capitalista e comunista levou a uma disputa também no campo esportivo, com países organizando sistemas para formar atletas que os representassem internacionalmente. No Brasil, as aulas de Educação Física passaram a ter um caráter mais voltado para o treinamento esportivo, com professores atuando como treinadores.

A segunda afirmativa também é verdadeira. Antes desse período, a Educação Física nas escolas brasileiras tinha a ginástica como foco principal, e o esporte era mais restrito a momentos de lazer. Com a esportivização, o esporte tornou-se o conteúdo central das aulas, substituindo a ginástica e criando uma hegemonia esportiva na escola.

A terceira afirmativa é verdadeira. A ênfase no rendimento esportivo e a seletividade para formar atletas excluíram muitos alunos que não tinham aptidão ou interesse pelo esporte, tornando as aulas menos inclusivas.

A quarta afirmativa é falsa. Os clubes esportivos brasileiros surgiram antes desse período, muitos já existiam desde o início do século XX, e não foram fundados a partir da esportivização da Educação Física nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980. Portanto, a ideia de que os clubes surgiram nesse momento é incorreta, embora eles tenham tido papel importante no desenvolvimento esportivo.

Assim, a sequência correta é V – V – V – F, que corresponde à alternativa e).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.