Texto para as questões de 40 a 45
Um paciente com suspeita de processo infeccioso que atinge a cavidade pleural teve uma amostra de líquido pleural colhida por punção e aspiração com seringa. A amostra foi armazenada em um tubo e enviada para análises laboratoriais, tendo sido submetida a métodos de coloração, bacterioscopia, cultura e análises bioquímicas.
Considere que, para a preparação do meio de cultura da amostra mencionada no texto, as instruções disponíveis no laboratório recomendem o preparo de uma solução que contenha 0,03 mol/L de asparagina (massa molar igual a 132 g/mol) e 0,6 g/L de alanina (massa molar igual a 89 g/mol). Considere, ainda, que seja necessário preparar 1 L da referida solução. Acerca dessa situação, assinale a opção correta.
✂️ a) Os componentes para essa solução devem, obrigatoriamente, ser esterilizados antes do preparo da mesma, pois não há meios de esterilização que mantenham inalteradas as características bioquímicas dessa solução. ✂️ b) Para o correto preparo da solução, devem ser adicionados 39,6 g de asparagina e 53,4 g de alanina a 1 L de água. ✂️ c) O procedimento correto de preparo da solução consiste na adição dos solutos a um volume de solvente menor que o volume final e na medição precisa do volume final da solução em balão volumétrico. ✂️ d) A solução de asparagina e a solução de alanina devem ser preparadas separadamente e somente misturadas ao final, para que não sofram polimerização. ✂️ e) O solvente a ser utilizado deve ser etanol e não, água, para se evitar a contaminação da solução.