Questões Farmácia Toxicologia

Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e c...

Responda: Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida, popularmente conhecida como “fumacê”. A nuvem de fumaça de insetic...


1Q480747 | Farmácia, Toxicologia, Médico Residente, Secretaria de Estado da Saúde DF, IADES, 2017

Uma das formas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, é a pulverização de inseticida, popularmente conhecida como “fumacê”. A nuvem de fumaça de inseticida espalhada pelas ruas e residências tenta matar o mosquito para evitar a proliferação dessas doenças. Um dos inseticidas mais utilizados na desinsetização é um organofosforado anticolinesterásico chamado malathiom. No entanto, a aplicação desse inseticida pode causar toxicidade em seres humanos, apresentando sinais bem característicos. Entre as manifestações típicas da intoxicação por malathiom, tem-se: salivação intensa, sudorese generalizada, broncorreia, falta de ar, bradicardia, vômitos e náuseas.

Considerando o uso do referido inseticida e os respectivos efeitos no organismo humano, julgue os itens a seguir.

Para um paciente intoxicado com o referido inseticida, um dos tratamentos mais adequados seria a administração de atropina, a qual controlaria as manifestações da intoxicação.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A intoxicação por organofosforados, como o malatiom, ocorre devido à inibição da enzima acetilcolinesterase. Isso provoca acúmulo de acetilcolina nas sinapses colinérgicas, levando a uma estimulação excessiva dos receptores muscarínicos e nicotínicos.
Os sintomas descritos na questão, como salivação intensa, sudorese, broncorreia, bradicardia, vômitos e náuseas, são manifestações típicas da superestimulação colinérgica muscarínica.
A atropina é um antagonista competitivo dos receptores muscarínicos da acetilcolina. Sua administração bloqueia os efeitos da acetilcolina em excesso, controlando os sintomas muscarínicos da intoxicação.
Portanto, a atropina é o tratamento de escolha para controlar as manifestações da intoxicação por organofosforados, como o malatiom.
A segunda análise confirma que o uso da atropina é correto, pois neutraliza os efeitos da acetilcolina acumulada, sendo amplamente recomendado em protocolos de tratamento de intoxicações por esses inseticidas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.