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“Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se c...
Responda: “Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos.” Nesse sentido é correto afirmar,...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A supervisão escolar tem como função principal garantir que todos os funcionários da escola estejam comprometidos com o atendimento das reais necessidades dos alunos. Isso significa que é papel do supervisor motivar os profissionais, coordenar o Projeto Político Pedagógico, fazer diagnósticos realistas do contexto dos estudantes, entre outras atribuições.
No entanto, a alternativa d) está incorreta, pois ao explicitar que alguns estudantes têm melhores condições inatas para a aprendizagem, estaria indo contra o princípio da igualdade de oportunidades na educação. A educação inclusiva preconiza que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, devem ter acesso a uma educação de qualidade e igualitária. Portanto, a supervisão escolar não deve reforçar ideias de superioridade ou inferioridade entre os estudantes, mas sim promover a equidade e a valorização da diversidade.
É importante ressaltar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece em seu artigo 3º que o ensino deve ser ministrado com base nos princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e respeito à liberdade e apreço à tolerância.
A supervisão escolar tem como função principal garantir que todos os funcionários da escola estejam comprometidos com o atendimento das reais necessidades dos alunos. Isso significa que é papel do supervisor motivar os profissionais, coordenar o Projeto Político Pedagógico, fazer diagnósticos realistas do contexto dos estudantes, entre outras atribuições.
No entanto, a alternativa d) está incorreta, pois ao explicitar que alguns estudantes têm melhores condições inatas para a aprendizagem, estaria indo contra o princípio da igualdade de oportunidades na educação. A educação inclusiva preconiza que todos os alunos, independentemente de suas características individuais, devem ter acesso a uma educação de qualidade e igualitária. Portanto, a supervisão escolar não deve reforçar ideias de superioridade ou inferioridade entre os estudantes, mas sim promover a equidade e a valorização da diversidade.
É importante ressaltar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) estabelece em seu artigo 3º que o ensino deve ser ministrado com base nos princípios de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e respeito à liberdade e apreço à tolerância.
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