Questões Direito Administrativo

Considerando a doutrina e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores acerc...

Responda: Considerando a doutrina e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores acerca do regime jurídico-administrativo e do princípio constitucional da legalidade na administração pública, assi...


1Q52281 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE CEBRASPE, 2018

Considerando a doutrina e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores acerca do regime jurídico-administrativo e do princípio constitucional da legalidade na administração pública, assinale a opção correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Por mais que a lei reine para todos, o princípio da legalidade age diferente para a administração pública e para os particulares.
Aos particulares, só é proibido fazer o que a lei veda – todo o resto é lícito. Ou seja, se não há proibição legal, há liberdade para agir. Por exemplo, se na lei diz que é crime passar pela faixa A, mas não diz nada sobre a faixa B, então as partes do mundo privado estão autorizadas a passar pela faixa B.

Porém, é um pouco diferente na administração pública. Para eles, o princípio da legalidade diz que só pode agir quando houver determinação legal, ou seja, estiver explicito em lei. A legalidade é bem mais restritiva no âmbito público.
Pegando o exemplo das faixas, o administrador também não poderia passar pela segunda faixa - só se estivesse expresso em lei que é permitido tal ação.

Isso é exatamente o que consta na alternativa A, nosso primeiro item. Já de cara é o gabarito da questão.
Gabarito correto letra A.
Usuário
Por André Leão em 31/12/1969 21:00:00
A e B estão corretas
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.