Questões Direito Administrativo

De acordo com a conceituação dada pela doutrina pertinente, o ato administrativo unilat...

Responda: De acordo com a conceituação dada pela doutrina pertinente, o ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual a administração consente na utilização privativa de bem público para...


1Q52290 | Direito Administrativo, Procurador do Estado, PGE PE, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a conceituação dada pela doutrina pertinente, o ato administrativo unilateral, discricionário e precário pelo qual a administração consente na utilização privativa de bem público para fins de interesse público é denominado 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Permissão de uso de bem público.

O ato administrativo unilateral, discricionário e precário que permite à administração consentir na utilização privativa de bem público para fins de interesse público é chamado de permissão de uso. Isso está alinhado com a doutrina e a legislação administrativa, que distingue a permissão da autorização e da concessão.

A permissão é um ato discricionário, ou seja, a administração tem liberdade para decidir sobre sua concessão, e precário, pois pode ser revogada a qualquer momento. Além disso, é unilateral, pois decorre da vontade da administração pública, sem necessidade de concordância do particular para sua validade.

A autorização, por outro lado, é um ato discricionário e precário, mas geralmente se refere a situações menos formais e não necessariamente envolve bens públicos.

A concessão, seja de direito real de uso ou de uso, é um contrato administrativo bilateral, com prazos definidos e direitos e obrigações para ambas as partes, diferindo da permissão.

A cessão de uso é um ato formal que transfere o uso do bem público, mas não é necessariamente precário ou unilateral, podendo envolver contratos ou convênios.

Portanto, a alternativa correta é a permissão de uso de bem público, conforme o gabarito e a doutrina administrativa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.