Leia o seguinte fragmento do Art. 14 da Portaria FME N˚ 085/2011,
1 . A construção coletiva do conhecimento, propiciando a cada sujeito a apropriação autônoma dos diferentes saberes;
2 . A superação da fragmentação disciplinar e a articulação dos conhecimentos a partir de Eixos Temáticos de Estudo e Pesquisa, Projetos de Trabalho, Complexos Temáticos, Temas Geradores, entre outras formas de organização curricular, de modo a colocar o aluno, com suas possibilidades e limites, no centro dos processos, buscando a construção de sua autonomia;
3 . A problematização da realidade e dos conhecimentos, reconhecendo e valorizando o diálogo com o aluno, sua rede de relações, sua visão de mundo, as linguagens que expressa, suas possibilidades e potencialidades.
Estes itens fazem parte dos:
✂️ a) saberes fundamentais para o desenvolvimento pleno dos alunos e professores, juntamente com o espírito crítico. ✂️ b) momentos que antecedem a construção do projeto político pedagógico, pelo corpo docente e a comunidade escolar. ✂️ c) estudos necessários e preparação de relatórios frequentes pela equipe técnica pedagógica da unidade escolar. ✂️ d) eixos de observação e de intervenção pedagógica que necessitam de apoio das redes de aprendizagem. ✂️ e) processos de mediação pedagógica e avaliação a serem desenvolvidos no cotidiano das unidades de educação.