O princípio dos trabalhos virtuais (PTV) permite ao engenheiro calcular uma única componente de deflexão a cada aplicação do método.
Sobre a aplicação do PTV para cálculo de deflexões em estruturas isostáticas (vigas, pórticos e treliças), é incorreto afirmar:
✂️ a) Com base no princípio da conservação de energia, o trabalho virtual presume que as cargas são aplicadas lentamente para que nem energia cinética nem calorífica sejam produzidas. ✂️ b) Se uma deflexão tem componentes vertical e horizontal, apenas uma análise em uma dessas direções é necessária para encontrá-la, pois a deflexão real é a soma vetorial das duas componentes ortogonais. ✂️ c) O PTV é útil no estabelecimento do método da carga unitária, que permite o cálculo de deslocamentos na análise linear de estruturas, recorrendo apenas a soluções equilibradas complementadas com as apropriadas leis constitutivas. ✂️ d) Para um corpo elástico, que atingiu sua configuração de equilíbrio, o trabalho virtual total das forças externas que nele atuam é igual ao trabalho virtual das forças internas nele atuantes, para todos os deslocamentos virtuais arbitrários, compatíveis com os vínculos do corpo, que lhe sejam impostos.