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No processo de avaliação de projetos educacionais na Instituição de Ensino Superior, NÃ...
Responda: No processo de avaliação de projetos educacionais na Instituição de Ensino Superior, NÃO se deve levar em consideração:
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
No processo de avaliação de projetos educacionais em Instituições de Ensino Superior, é fundamental considerar diversos aspectos relevantes para garantir a qualidade e eficácia dos projetos. Dentre os itens apresentados na questão, a opção b) "Informações pessoais e arbitrárias do avaliador" é a que não deve ser levada em consideração.
A avaliação de projetos educacionais deve ser pautada em critérios objetivos, técnicos e imparciais, que levem em conta a relevância, viabilidade, impacto e coerência do projeto com os objetivos educacionais estabelecidos. Informações pessoais e arbitrárias do avaliador podem enviesar a avaliação e comprometer a sua imparcialidade e validade.
Por outro lado, os conhecimentos teóricos sobre elaboração de projetos de pesquisa (opção a), os conhecimentos adquiridos na experiência laboral com os pares sobre os estudantes, docentes e gestores da instituição (opção c), e os conhecimentos prévios dos envolvidos acerca da educação e das políticas educacionais (opção d) são aspectos relevantes que devem ser considerados na avaliação de projetos educacionais, pois contribuem para uma análise mais completa e fundamentada.
Portanto, é essencial que a avaliação de projetos educacionais seja realizada de forma criteriosa, transparente e baseada em critérios objetivos e técnicos, visando garantir a qualidade e efetividade das iniciativas educacionais.
No processo de avaliação de projetos educacionais em Instituições de Ensino Superior, é fundamental considerar diversos aspectos relevantes para garantir a qualidade e eficácia dos projetos. Dentre os itens apresentados na questão, a opção b) "Informações pessoais e arbitrárias do avaliador" é a que não deve ser levada em consideração.
A avaliação de projetos educacionais deve ser pautada em critérios objetivos, técnicos e imparciais, que levem em conta a relevância, viabilidade, impacto e coerência do projeto com os objetivos educacionais estabelecidos. Informações pessoais e arbitrárias do avaliador podem enviesar a avaliação e comprometer a sua imparcialidade e validade.
Por outro lado, os conhecimentos teóricos sobre elaboração de projetos de pesquisa (opção a), os conhecimentos adquiridos na experiência laboral com os pares sobre os estudantes, docentes e gestores da instituição (opção c), e os conhecimentos prévios dos envolvidos acerca da educação e das políticas educacionais (opção d) são aspectos relevantes que devem ser considerados na avaliação de projetos educacionais, pois contribuem para uma análise mais completa e fundamentada.
Portanto, é essencial que a avaliação de projetos educacionais seja realizada de forma criteriosa, transparente e baseada em critérios objetivos e técnicos, visando garantir a qualidade e efetividade das iniciativas educacionais.
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