Questões Pedagogia Teorias e Práticas da Língua
Em relação às implicações na formação de professores de matemática originária das teori...
Responda: Em relação às implicações na formação de professores de matemática originária das teorias críticas do ensino no tocante à Didática, assinale a alternativa correta.
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Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)
As teorias críticas do ensino, especialmente no contexto da Didática, enfatizam a importância da reflexão crítica sobre a prática educativa. A alternativa 'e' destaca o papel da reflexividade, onde os professores e alunos, como sujeitos ativos, analisam e adaptam suas estratégias educacionais com base em suas condições sociais e recursos disponíveis. Este processo de autoanálise é fundamental para uma prática docente que busca não apenas transmitir conhecimento, mas também transformar a realidade educacional e social.
As outras alternativas apresentam concepções que não se alinham corretamente com as teorias críticas. Por exemplo, a alternativa 'a' descreve erroneamente a educação bancária, que na verdade é criticada pelas teorias críticas por ser autoritária e não dialógica. A alternativa 'b' simplifica indevidamente o processo de ensino dialógico, que é complexo e desafiador. A alternativa 'c' contradiz o princípio de igualdade e colaboração entre professor e aluno, promovido pela didática crítica. Por fim, a alternativa 'd' interpreta incorretamente a abordagem crítica ao ignorar os saberes prévios dos alunos, que são essenciais para a construção do conhecimento crítico.
As teorias críticas do ensino, especialmente no contexto da Didática, enfatizam a importância da reflexão crítica sobre a prática educativa. A alternativa 'e' destaca o papel da reflexividade, onde os professores e alunos, como sujeitos ativos, analisam e adaptam suas estratégias educacionais com base em suas condições sociais e recursos disponíveis. Este processo de autoanálise é fundamental para uma prática docente que busca não apenas transmitir conhecimento, mas também transformar a realidade educacional e social.
As outras alternativas apresentam concepções que não se alinham corretamente com as teorias críticas. Por exemplo, a alternativa 'a' descreve erroneamente a educação bancária, que na verdade é criticada pelas teorias críticas por ser autoritária e não dialógica. A alternativa 'b' simplifica indevidamente o processo de ensino dialógico, que é complexo e desafiador. A alternativa 'c' contradiz o princípio de igualdade e colaboração entre professor e aluno, promovido pela didática crítica. Por fim, a alternativa 'd' interpreta incorretamente a abordagem crítica ao ignorar os saberes prévios dos alunos, que são essenciais para a construção do conhecimento crítico.
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