Questões Pedagogia Inclusão e Exclusão
Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o i...
Responda: Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva....
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo
O item está correto. No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Essas instituições foram marcos importantes na história da educação especial no país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas.
O item está correto. No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos, atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES). Essas instituições foram marcos importantes na história da educação especial no país, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de políticas educacionais inclusivas.

Por Andreia Tolentino da Silva em 31/12/1969 21:00:00
Certo.
No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, que hoje é o Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos em 1857, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Essas instituições foram os primeiros marcos da educação especial no país, voltadas para o ensino de pessoas cegas e surdas. Com o tempo, as políticas educacionais evoluíram para um modelo mais inclusivo, garantindo o direito à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições.
No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência teve início com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos em 1854, que hoje é o Instituto Benjamin Constant (IBC), e do Instituto dos Surdos-Mudos em 1857, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Essas instituições foram os primeiros marcos da educação especial no país, voltadas para o ensino de pessoas cegas e surdas. Com o tempo, as políticas educacionais evoluíram para um modelo mais inclusivo, garantindo o direito à educação para todos os alunos, independentemente de suas condições.
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