Questões Pedagogia Inclusão e Exclusão
No Brasil, a discussão sobre a inclusão no âmbito educativo tomou relevância na década ...
Responda: No Brasil, a discussão sobre a inclusão no âmbito educativo tomou relevância na década de 1990, impulsionada pela mobilização internacional, como a Declaração de Salamanca (1994), que destaca, entr...
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Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Com base no Referencial Curricular Nacional de 1998, que aborda a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola, a alternativa incorreta é a letra "a) A integração da criança com necessidades especiais na escola é um direito que deve ser atendido e garantido como a qualquer outra criança, sem diferenciações para a sua permanência na instituição."
Na realidade, a integração não é mais o termo utilizado quando se trata da inclusão de crianças com necessidades especiais na escola. O conceito de integração pressupõe que a criança com deficiência se adapte ao ambiente escolar já existente, enquanto a inclusão propõe que a escola se adapte para receber e atender às necessidades de todos os alunos, sem exceção.
Portanto, a abordagem correta seria garantir a inclusão da criança com necessidades especiais na escola, promovendo adaptações e suportes necessários para que ela possa participar plenamente do ambiente educacional, respeitando suas diferenças e particularidades.
Com base no Referencial Curricular Nacional de 1998, que aborda a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola, a alternativa incorreta é a letra "a) A integração da criança com necessidades especiais na escola é um direito que deve ser atendido e garantido como a qualquer outra criança, sem diferenciações para a sua permanência na instituição."
Na realidade, a integração não é mais o termo utilizado quando se trata da inclusão de crianças com necessidades especiais na escola. O conceito de integração pressupõe que a criança com deficiência se adapte ao ambiente escolar já existente, enquanto a inclusão propõe que a escola se adapte para receber e atender às necessidades de todos os alunos, sem exceção.
Portanto, a abordagem correta seria garantir a inclusão da criança com necessidades especiais na escola, promovendo adaptações e suportes necessários para que ela possa participar plenamente do ambiente educacional, respeitando suas diferenças e particularidades.
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