A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a
✂️ a) multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, envolve o intercâmbio de conhecimentos e métodos de uma disciplina a outra. Possui um grau de aplicação, um grau epistemológico e um grau de geração de novas disciplinas. ✂️ b) interdisciplinaridade diz respeito ao estudo de um fenômeno de uma única disciplina por diversas disciplinas ao mesmo tempo, sem integração nem complementaridade dos conhecimentos. ✂️ c) transdisciplinaridade ocorre a partir da interseção dos conhecimentos de várias disciplinas por meio da compreensão de processos, provocando o reconhecimento de vários níveis de realidade e remetendo ao sentido de interação. ✂️ d) transversalidade se refere a um conjunto de conhecimentos especializados e focados em um domínio específico e homogêneo, isto é, o fenômeno em estudo é observado sob a ótica de apenas uma disciplina do conhecimento. ✂️ e) disciplinaridade envolve conhecimentos que integrem áreas convencionais, de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, e que sejam orientadores também do convívio escolar.