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Para Maria Teresa Esteban (2002), o paradigma indiciário é uma perspectiva teórica que ...

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1Q57100 | Pedagogia, Paradigmas Educacionais

Para Maria Teresa Esteban (2002), o paradigma indiciário é uma perspectiva teórica que parece ser adequada por ajudar a encontrar o que se oculta no cotidiano das práticas, além de colaborar no reconhecimento dos traços singulares dos seres humanos. Demarca a importância do diálogo na relação que se faz necessária entre o território teórico e o território prático, pois rompe com modelos de investigação que isolam e distinguem esses territórios. O paradigma indiciário é, portanto, uma opção teórico-epistemológica que une teoria e prática em uma interação dialética e dialógica, porque procura observar sinais, indícios, que permitem decifrar a realidade, como a escolar. Assinale a alternativa que apresenta o teórico utilizado pela autora Esteban para fundamentar suas considerações sobre o paradigma indiciário.
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💬 Comentários

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Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Maria Teresa Esteban (2002) utiliza o teórico Carlo Ginzburg para fundamentar suas considerações sobre o paradigma indiciário. Ginzburg é um historiador italiano conhecido por suas contribuições para a história cultural e a micro-história, destacando-se pela abordagem dos indícios e pistas que permitem compreender aspectos ocultos da realidade.
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