Questões Pedagogia Concepções de Mundo
A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensõe...
Responda: A respeito dos fundamentos da educação e da relação educação/sociedade em suas dimensões filosófica, sociocultural e pedagógica, julgue o item subsequente. A conversão do ato de educ...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado.
A questão trata da relação entre educação e sociedade, focando na abordagem pedagógica de Skinner e Freinet. Skinner é conhecido pelo behaviorismo radical, que enfatiza o condicionamento e a reprodução de comportamentos através de técnicas específicas, o que pode ser visto como uma visão mais mecanicista e menos humanista da educação.
Por outro lado, Célestin Freinet desenvolveu uma pedagogia ativa e cooperativa, centrada na experiência do aluno, valorizando a participação, a criatividade e a dimensão social do aprendizado. Sua abordagem é claramente humanista, buscando a formação integral do educando e a transformação social.
Portanto, afirmar que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino e que estão no mesmo plano não humanista é incorreto. Skinner tem uma visão mais técnica e controladora, enquanto Freinet tem uma visão humanista e libertadora da educação.
Assim, a conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reprodução não pode ser atribuída igualmente a ambos, pois suas fundamentações filosóficas e pedagógicas são distintas e até opostas em muitos aspectos.
A questão trata da relação entre educação e sociedade, focando na abordagem pedagógica de Skinner e Freinet. Skinner é conhecido pelo behaviorismo radical, que enfatiza o condicionamento e a reprodução de comportamentos através de técnicas específicas, o que pode ser visto como uma visão mais mecanicista e menos humanista da educação.
Por outro lado, Célestin Freinet desenvolveu uma pedagogia ativa e cooperativa, centrada na experiência do aluno, valorizando a participação, a criatividade e a dimensão social do aprendizado. Sua abordagem é claramente humanista, buscando a formação integral do educando e a transformação social.
Portanto, afirmar que ambos adotam uma abordagem individualizada do ensino e que estão no mesmo plano não humanista é incorreto. Skinner tem uma visão mais técnica e controladora, enquanto Freinet tem uma visão humanista e libertadora da educação.
Assim, a conversão do ato de educar exclusivamente em técnicas de reprodução não pode ser atribuída igualmente a ambos, pois suas fundamentações filosóficas e pedagógicas são distintas e até opostas em muitos aspectos.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários