Questões Pedagogia Tendências Pedagógicas
Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram ...
Responda: Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública começaram uma discussão acerca das idéias apresentadas por Jófili, sobre um ensino voltado para a contextualização das c...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A abordagem discutida pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada nas ideias de Jófili, apresenta características de um ensino crítico-construtivista.
O ensino crítico-construtivista valoriza a construção do conhecimento pelos alunos, considerando suas experiências, conceitos prévios e formas de expressão. O professor atua como mediador, incentivando a reflexão, a expressão dos conceitos dos alunos, o questionamento e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Além disso, promove um ambiente seguro e democrático, estimulando a troca de ideias e o respeito mútuo.
Essa abordagem difere do ensino tradicional, que é mais centrado no professor e na transmissão de conteúdos de forma expositiva, e do ensino tecnicista, que enfatiza a aplicação de técnicas e procedimentos sem considerar a construção do conhecimento pelo aluno.
Portanto, a descrição apresentada pelos professores está alinhada com os princípios do ensino crítico-construtivista.
A abordagem discutida pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, baseada nas ideias de Jófili, apresenta características de um ensino crítico-construtivista.
O ensino crítico-construtivista valoriza a construção do conhecimento pelos alunos, considerando suas experiências, conceitos prévios e formas de expressão. O professor atua como mediador, incentivando a reflexão, a expressão dos conceitos dos alunos, o questionamento e a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Além disso, promove um ambiente seguro e democrático, estimulando a troca de ideias e o respeito mútuo.
Essa abordagem difere do ensino tradicional, que é mais centrado no professor e na transmissão de conteúdos de forma expositiva, e do ensino tecnicista, que enfatiza a aplicação de técnicas e procedimentos sem considerar a construção do conhecimento pelo aluno.
Portanto, a descrição apresentada pelos professores está alinhada com os princípios do ensino crítico-construtivista.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários