Questões Pedagogia Tendências Pedagógicas
Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vis...
Responda: Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é um processo ativo do ponto de vista do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de difer...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é vista como um processo ativo por parte do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares. Isso ocorre a partir do significado e do sentido que o aluno atribui a esses conteúdos.
De acordo com Onrubia, citado por Coll (1999), o ensino é entendido como uma ajuda externa ao processo de aprendizagem. Isso significa que o papel do professor é orientar e auxiliar os alunos nesse processo ativo de construção do conhecimento, fornecendo as ferramentas necessárias para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades e competências de forma significativa.
Portanto, na abordagem construtivista, o ensino não se resume apenas à exposição de conteúdos e avaliação, mas sim a uma atuação planejada e sistemática que visa guiar o aluno na direção das intenções educativas, oferecendo suporte e auxílio durante todo o processo de aprendizagem.
Na concepção construtivista, a aprendizagem escolar é vista como um processo ativo por parte do aluno, que constrói, modifica, enriquece e diversifica seus esquemas de conhecimento a respeito de diferentes conteúdos escolares. Isso ocorre a partir do significado e do sentido que o aluno atribui a esses conteúdos.
De acordo com Onrubia, citado por Coll (1999), o ensino é entendido como uma ajuda externa ao processo de aprendizagem. Isso significa que o papel do professor é orientar e auxiliar os alunos nesse processo ativo de construção do conhecimento, fornecendo as ferramentas necessárias para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades e competências de forma significativa.
Portanto, na abordagem construtivista, o ensino não se resume apenas à exposição de conteúdos e avaliação, mas sim a uma atuação planejada e sistemática que visa guiar o aluno na direção das intenções educativas, oferecendo suporte e auxílio durante todo o processo de aprendizagem.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários