
Por Marcos de Castro em 25/06/2025 18:39:48🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
Rousseau é um filósofo que propõe uma educação voltada para a liberdade, enfatizando a importância da autonomia do educando. Ele acredita que a educação deve ser um processo natural e espontâneo, onde o aluno aprende por meio de suas próprias experiências, guiado pelo seu interesse natural. A resposta correta é a letra a), pois reflete corretamente a filosofia educacional de Rousseau.
As outras opções apresentam concepções erradas sobre os pensadores mencionados:
b) John Dewey é conhecido por sua filosofia do pragmatismo e pela ideia de que a educação deve ser uma preparação para a vida, enfatizando a aprendizagem através da experiência, e não uma transmissão enciclopédica de conhecimentos.
c) Paulo Freire é famoso por sua crítica à educação bancária, onde o educador deposita informações nos alunos sem considerar o contexto cultural e a capacidade crítica dos estudantes. Ele propõe uma pedagogia do oprimido, que é centrada no diálogo e na problematização.
d) Antonio Gramsci propôs uma educação que valoriza a cultura e a história dos grupos subalternos, e não uma simples retomada da perspectiva tradicional de ensino.
e) Florestan Fernandes é um sociólogo que defendeu uma educação que promova a igualdade social e a conscientização crítica, e não uma educação tecnicista e doutrinal.
Rousseau é um filósofo que propõe uma educação voltada para a liberdade, enfatizando a importância da autonomia do educando. Ele acredita que a educação deve ser um processo natural e espontâneo, onde o aluno aprende por meio de suas próprias experiências, guiado pelo seu interesse natural. A resposta correta é a letra a), pois reflete corretamente a filosofia educacional de Rousseau.
As outras opções apresentam concepções erradas sobre os pensadores mencionados:
b) John Dewey é conhecido por sua filosofia do pragmatismo e pela ideia de que a educação deve ser uma preparação para a vida, enfatizando a aprendizagem através da experiência, e não uma transmissão enciclopédica de conhecimentos.
c) Paulo Freire é famoso por sua crítica à educação bancária, onde o educador deposita informações nos alunos sem considerar o contexto cultural e a capacidade crítica dos estudantes. Ele propõe uma pedagogia do oprimido, que é centrada no diálogo e na problematização.
d) Antonio Gramsci propôs uma educação que valoriza a cultura e a história dos grupos subalternos, e não uma simples retomada da perspectiva tradicional de ensino.
e) Florestan Fernandes é um sociólogo que defendeu uma educação que promova a igualdade social e a conscientização crítica, e não uma educação tecnicista e doutrinal.