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1Q57398 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE

Na discussão sobre os antecedentes históricos das decisões curriculares, Mello (2014, p.06) pontua que “a revisão da relação entre educação básica e educação profissional foi outro dispositivo importante da LDB 5692/1971. Até então separadas por caminhos escolares totalmente distintos, com o ginásio e o colégio profissional reservado aos de ‘menores posses’, essas duas modalidades de formação foram englobadas numa mesma organização curricular”. Das consequências desta nova orientação listadas abaixo, qual NÃO se aplica a realidade da época:
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Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A alternativa 'a' afirma que as escolas públicas possuíam professores altamente habilitados e com carga horária adequada e disponível à formação profissional dos estudantes. Esta afirmação não reflete a realidade da época, pois as escolas públicas enfrentavam diversas dificuldades, incluindo a falta de recursos, professores insuficientemente preparados para a educação profissional e problemas de infraestrutura.

As outras alternativas descrevem consequências plausíveis da implementação da LDB 5692/1971. A alternativa 'b' reflete o desinteresse dos alunos de escolas privadas pela profissionalização técnica, que era comum, visto que muitos desses alunos visavam educação superior. A alternativa 'c' menciona artifícios usados por escolas privadas para contornar a obrigatoriedade de oferecer disciplinas técnicas, o que era uma prática para manter o foco na formação geral. A alternativa 'd' descreve a incapacidade de escolas públicas de oferecer formação profissional de qualidade, e a alternativa 'e' aponta para o aumento da desigualdade no acesso ao ensino superior, consequência da diferença de qualidade entre o ensino público e privado.
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