Questões Pedagogia Base Nacional Comum Curricular BNCC
Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser prioriz...
Responda: Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi-los.
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) enfatizam que o ensino de biologia deve capacitar o aluno a interpretar processos, fatos e fenômenos biológicos, desenvolvendo uma visão crítica. Isso é fundamental para que o estudante possa tomar decisões conscientes e fundamentadas sobre questões relacionadas à biologia, promovendo autonomia e competência.
A alternativa a) está incorreta porque os PCNEM não afirmam que a ciência tem respostas definitivas, mas sim que ela possui limites e está em constante construção.
A alternativa b) é parcialmente correta ao mencionar a instrumentalização do aluno, mas não destaca o desenvolvimento da visão crítica e da capacidade de decisão, que são centrais nos PCNEM.
A alternativa d) está errada ao sugerir que o ensino da ciência não tem comprometimento diante da complexidade do mundo, quando na verdade ele visa preparar o aluno para essa complexidade.
A alternativa e) é incorreta porque o ensino da biologia, segundo os PCNEM, deve sim ser um instrumento orientador para decisões e intervenções na realidade, não sendo desconsiderado nesse aspecto.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor representa os preceitos dos PCNEM para o ensino de biologia, alinhando-se com a ideia de formação crítica e cidadã do aluno.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) enfatizam que o ensino de biologia deve capacitar o aluno a interpretar processos, fatos e fenômenos biológicos, desenvolvendo uma visão crítica. Isso é fundamental para que o estudante possa tomar decisões conscientes e fundamentadas sobre questões relacionadas à biologia, promovendo autonomia e competência.
A alternativa a) está incorreta porque os PCNEM não afirmam que a ciência tem respostas definitivas, mas sim que ela possui limites e está em constante construção.
A alternativa b) é parcialmente correta ao mencionar a instrumentalização do aluno, mas não destaca o desenvolvimento da visão crítica e da capacidade de decisão, que são centrais nos PCNEM.
A alternativa d) está errada ao sugerir que o ensino da ciência não tem comprometimento diante da complexidade do mundo, quando na verdade ele visa preparar o aluno para essa complexidade.
A alternativa e) é incorreta porque o ensino da biologia, segundo os PCNEM, deve sim ser um instrumento orientador para decisões e intervenções na realidade, não sendo desconsiderado nesse aspecto.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor representa os preceitos dos PCNEM para o ensino de biologia, alinhando-se com a ideia de formação crítica e cidadã do aluno.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários