Questões Pedagogia Seleção e Organização dos Conteúdos
Considerando-se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas ed...
Responda: Considerando-se o currículo escolar como elemento básico de articulação das práticas educativas, é correto afirmar que ele consiste em um documento construído coletivamente,
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) O currículo escolar é um documento que deve ser construído coletivamente, envolvendo diferentes atores da comunidade escolar, como professores, gestores e especialistas em educação.
Ele não é um conjunto rígido e fechado de conteúdos, mas sim um conjunto dinâmico que organiza princípios, valores, saberes e práticas pedagógicas, articulando objetivos e avaliação de forma integrada.
A alternativa a) está incorreta porque apresenta o currículo como algo rígido e específico, o que contraria a ideia de flexibilidade e construção coletiva.
A alternativa b) fala sobre instrumentos e metodologia, mas não aborda a organização dos saberes e a relação entre objetivos e avaliação, que são essenciais no currículo.
A alternativa d) menciona relações de poder e eficiência, que podem estar presentes, mas não definem o currículo como documento pedagógico.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor define o currículo escolar como um documento dinâmico e articulador das práticas educativas, conforme preconizado na legislação educacional e na teoria pedagógica atual.
Ele não é um conjunto rígido e fechado de conteúdos, mas sim um conjunto dinâmico que organiza princípios, valores, saberes e práticas pedagógicas, articulando objetivos e avaliação de forma integrada.
A alternativa a) está incorreta porque apresenta o currículo como algo rígido e específico, o que contraria a ideia de flexibilidade e construção coletiva.
A alternativa b) fala sobre instrumentos e metodologia, mas não aborda a organização dos saberes e a relação entre objetivos e avaliação, que são essenciais no currículo.
A alternativa d) menciona relações de poder e eficiência, que podem estar presentes, mas não definem o currículo como documento pedagógico.
Portanto, a alternativa c) é a que melhor define o currículo escolar como um documento dinâmico e articulador das práticas educativas, conforme preconizado na legislação educacional e na teoria pedagógica atual.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários