Questões Pedagogia Alfabetização e Letramento
Em relação à leitura pelo professor e ao reconto pelas crianças de histórias infantis n...
Responda: Em relação à leitura pelo professor e ao reconto pelas crianças de histórias infantis na pré-escola, pode-se afirmar que:
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A leitura pelo professor e o reconto pelas crianças de histórias infantis na pré-escola desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem, da imaginação, da criatividade e da compreensão de textos.
Ao contrário da afirmativa a, as crianças pré-escolares que assistem a atos de leitura de contos são sim capazes de reproduzi-los ou recontá-los, pois essa prática estimula a memória, a atenção e a capacidade de organização das ideias.
A natureza material e discursiva dos textos, como mencionado na alternativa b, interfere sim nos processos de ensino e aprendizagem inicial da oralidade, da leitura e da escrita, pois diferentes tipos de textos exigem diferentes formas de abordagem e compreensão.
A alternativa c está incorreta, pois as situações de ensino baseadas na leitura em voz alta são recomendadas para o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças, auxiliando na percepção dos sons da fala e no reconhecimento das palavras.
Por fim, a alternativa correta é a d, pois a interação em atividades de leitura e reconto oral oferece às crianças oportunidades para se familiarizarem com as estruturas e características dos textos escritos, contribuindo para a alfabetização e para o desenvolvimento da linguagem escrita.
A leitura pelo professor e o reconto pelas crianças de histórias infantis na pré-escola desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem, da imaginação, da criatividade e da compreensão de textos.
Ao contrário da afirmativa a, as crianças pré-escolares que assistem a atos de leitura de contos são sim capazes de reproduzi-los ou recontá-los, pois essa prática estimula a memória, a atenção e a capacidade de organização das ideias.
A natureza material e discursiva dos textos, como mencionado na alternativa b, interfere sim nos processos de ensino e aprendizagem inicial da oralidade, da leitura e da escrita, pois diferentes tipos de textos exigem diferentes formas de abordagem e compreensão.
A alternativa c está incorreta, pois as situações de ensino baseadas na leitura em voz alta são recomendadas para o desenvolvimento da consciência fonológica das crianças, auxiliando na percepção dos sons da fala e no reconhecimento das palavras.
Por fim, a alternativa correta é a d, pois a interação em atividades de leitura e reconto oral oferece às crianças oportunidades para se familiarizarem com as estruturas e características dos textos escritos, contribuindo para a alfabetização e para o desenvolvimento da linguagem escrita.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários