Questões Pedagogia Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico
Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo pe...
Responda: Sabendo que a formação continuada de professores tem sido entendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade profissional, realizado após a formação inicia...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A formação continuada de professores é entendida como um processo permanente e contínuo de desenvolvimento profissional, que ocorre após a formação inicial. Esse processo visa aprimorar os saberes e práticas docentes para garantir um ensino de melhor qualidade.
A concepção de formação continuada que se baseia em uma prática coletiva reflexiva valoriza o trabalho colaborativo entre os professores, promovendo a troca de experiências e a reflexão conjunta sobre a prática pedagógica. Isso é fundamental para o desenvolvimento profissional e para a melhoria do ensino.
Além disso, quando essa formação ocorre no próprio contexto escolar, ela se torna mais significativa e contextualizada, pois os professores podem relacionar diretamente o que aprendem com a realidade e os desafios do seu ambiente de trabalho. Assim, a escola é privilegiada como o locus da formação, tornando o processo mais eficaz e alinhado às necessidades locais.
Portanto, a afirmação está correta, pois destaca a importância da formação continuada como prática coletiva reflexiva e contextualizada no ambiente escolar, o que é amplamente defendido na literatura educacional e em políticas públicas de educação.
A formação continuada de professores é entendida como um processo permanente e contínuo de desenvolvimento profissional, que ocorre após a formação inicial. Esse processo visa aprimorar os saberes e práticas docentes para garantir um ensino de melhor qualidade.
A concepção de formação continuada que se baseia em uma prática coletiva reflexiva valoriza o trabalho colaborativo entre os professores, promovendo a troca de experiências e a reflexão conjunta sobre a prática pedagógica. Isso é fundamental para o desenvolvimento profissional e para a melhoria do ensino.
Além disso, quando essa formação ocorre no próprio contexto escolar, ela se torna mais significativa e contextualizada, pois os professores podem relacionar diretamente o que aprendem com a realidade e os desafios do seu ambiente de trabalho. Assim, a escola é privilegiada como o locus da formação, tornando o processo mais eficaz e alinhado às necessidades locais.
Portanto, a afirmação está correta, pois destaca a importância da formação continuada como prática coletiva reflexiva e contextualizada no ambiente escolar, o que é amplamente defendido na literatura educacional e em políticas públicas de educação.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários