Questões Pedagogia Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professo...

Responda: A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN...


1Q57674 | Pedagogia, Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.

I Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão.
II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.
III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.
IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias.

As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)

Vamos analisar as ideias para entender por que a resposta correta é a letra d.

I - Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão. Isso é fundamental, porque a reflexão profissional envolve entender as teorias que embasam a prática docente. Então, essa ideia está correta.

II - Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear. Essa ideia é meio limitada, porque a reflexão não é só um processo linear e causal; ela envolve questionamentos, múltiplas perspectivas, e nem sempre segue uma sequência direta. Então, essa ideia não é tão adequada.

III - Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vista, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas. Essa é uma definição clássica de reflexão: olhar para a própria prática, questionar e valorizar o que é importante. Perfeita para o propósito.

IV - Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias. Essa ideia não faz sentido para a formação docente, porque reflexão e crítica estão muito ligadas, e a dicotomia dialética não é uma justificativa para separá-las. Então, essa ideia não é adequada.

Portanto, as ideias adequadas são I e III, que correspondem à alternativa d.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.