Questões Pedagogia Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico
A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professo...
Responda: A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Vamos analisar as ideias para entender por que a resposta correta é a letra d.
I - Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão. Isso é fundamental, porque a reflexão profissional envolve entender as teorias que embasam a prática docente. Então, essa ideia está correta.
II - Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear. Essa ideia é meio limitada, porque a reflexão não é só um processo linear e causal; ela envolve questionamentos, múltiplas perspectivas, e nem sempre segue uma sequência direta. Então, essa ideia não é tão adequada.
III - Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vista, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas. Essa é uma definição clássica de reflexão: olhar para a própria prática, questionar e valorizar o que é importante. Perfeita para o propósito.
IV - Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias. Essa ideia não faz sentido para a formação docente, porque reflexão e crítica estão muito ligadas, e a dicotomia dialética não é uma justificativa para separá-las. Então, essa ideia não é adequada.
Portanto, as ideias adequadas são I e III, que correspondem à alternativa d.
Vamos analisar as ideias para entender por que a resposta correta é a letra d.
I - Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão. Isso é fundamental, porque a reflexão profissional envolve entender as teorias que embasam a prática docente. Então, essa ideia está correta.
II - Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear. Essa ideia é meio limitada, porque a reflexão não é só um processo linear e causal; ela envolve questionamentos, múltiplas perspectivas, e nem sempre segue uma sequência direta. Então, essa ideia não é tão adequada.
III - Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vista, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas. Essa é uma definição clássica de reflexão: olhar para a própria prática, questionar e valorizar o que é importante. Perfeita para o propósito.
IV - Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias. Essa ideia não faz sentido para a formação docente, porque reflexão e crítica estão muito ligadas, e a dicotomia dialética não é uma justificativa para separá-las. Então, essa ideia não é adequada.
Portanto, as ideias adequadas são I e III, que correspondem à alternativa d.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários