Questões Pedagogia Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico
A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação pr...
Responda: A avaliação da aprendizagem baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor - estudante - conhecimento - vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática ...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)
A questão aborda a avaliação da aprendizagem sob uma perspectiva integrada e reflexiva, que considera a educação como um processo contínuo e interativo entre professor, estudante e conhecimento.
A alternativa (b) é correta porque destaca que a avaliação da aprendizagem deve considerar um conjunto integrado de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções, alinhados aos princípios da Educação Básica e ao projeto político-pedagógico da escola. Isso reflete uma abordagem holística e contextualizada da avaliação, que é essencial para uma prática pedagógica eficaz e transformadora.
As outras alternativas não são adequadas: (a) simplifica excessivamente o processo de avaliação na Educação Infantil; (c) sugere uma abordagem impraticável de isenção total de verificação de aprendizado; (d) limita a avaliação a uma perspectiva quantitativa e individualista, que não abrange a complexidade do processo educativo.
A questão aborda a avaliação da aprendizagem sob uma perspectiva integrada e reflexiva, que considera a educação como um processo contínuo e interativo entre professor, estudante e conhecimento.
A alternativa (b) é correta porque destaca que a avaliação da aprendizagem deve considerar um conjunto integrado de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções, alinhados aos princípios da Educação Básica e ao projeto político-pedagógico da escola. Isso reflete uma abordagem holística e contextualizada da avaliação, que é essencial para uma prática pedagógica eficaz e transformadora.
As outras alternativas não são adequadas: (a) simplifica excessivamente o processo de avaliação na Educação Infantil; (c) sugere uma abordagem impraticável de isenção total de verificação de aprendizado; (d) limita a avaliação a uma perspectiva quantitativa e individualista, que não abrange a complexidade do processo educativo.
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