A Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza apresenta, detalhadamente, os tempos fundamentais da rotina da educação infantil, indicados pelo Programa de Alfabetização da Idade Certa (PAIC). Marque a alternativa que apresenta a definição INCORRETA do tempo indicado.
a) Roda da Conversa : A roda de conversa deve propiciar às crianças um momento de discussão sobre um determinado tema. O objetivo é desenvolver a oralidade da criança, ampliar seu vocabulário, atribuir significado às próprias ideias, aprendendo a ouvir e a considerar a opinião dos outros, expressando ideias, sentimentos e opiniões.
b) Roda de História : O tempo da roda de história é um momento de escuta da história pelas crianças, de leitura espontânea que lhes possibilite aprender procedimentos e comportamento leitor, assegurando-lhes um encontro com a linguagem escrita e a ampliação do repertório de histórias.
c) Saída : O tempo da saída, tal como o da chegada, é o momento que envolve trânsito de criança e suas famílias. Por isso, a atividade proposta para esse tempo também não pode constar de início, meio e fim delimitados, visto que há o risco das crianças não concluírem a atividade no instante em que as famílias vierem buscá-las.
d) Chegada : O momento de chegada deve proporcionar atividades sempre direcionadas, com poucos materiais. Sempre deve haver uma sequência de início, meio e fim.