Questões Pedagogia Base Nacional Comum Curricular BNCC
No que diz respeito a avaliação, julgue o item subsecutivo. A avaliação ...
Responda: No que diz respeito a avaliação, julgue o item subsecutivo. A avaliação deve ser classificatória, pois é por meio dessa que se verifica a eficácia do ensino do professor em relação a...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A avaliação no contexto educacional não deve ser exclusivamente classificatória. A avaliação classificatória tem como objetivo principal ordenar ou classificar os alunos, geralmente atribuindo notas ou conceitos para selecionar ou promover. No entanto, a avaliação mais adequada para verificar a eficácia do ensino e promover o aprendizado é a avaliação formativa.
A avaliação formativa é aquela que ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de identificar dificuldades, promover feedback e orientar melhorias tanto para o professor quanto para o aluno. Ela é fundamental para ajustar estratégias pedagógicas e garantir que o aprendizado ocorra de forma efetiva.
Portanto, afirmar que a avaliação deve ser classificatória para verificar a eficácia do ensino é incorreto, pois a avaliação formativa é a que melhor cumpre essa função. A avaliação classificatória pode ser um componente, mas não é a única nem a mais adequada para esse propósito.
Essa distinção está alinhada com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que enfatiza a avaliação como um processo contínuo e cumulativo, visando o desenvolvimento do educando.
A avaliação formativa é aquela que ocorre durante o processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de identificar dificuldades, promover feedback e orientar melhorias tanto para o professor quanto para o aluno. Ela é fundamental para ajustar estratégias pedagógicas e garantir que o aprendizado ocorra de forma efetiva.
Portanto, afirmar que a avaliação deve ser classificatória para verificar a eficácia do ensino é incorreto, pois a avaliação formativa é a que melhor cumpre essa função. A avaliação classificatória pode ser um componente, mas não é a única nem a mais adequada para esse propósito.
Essa distinção está alinhada com as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), que enfatiza a avaliação como um processo contínuo e cumulativo, visando o desenvolvimento do educando.
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