Questões Português Interpretação de Textos

Nos dois textos, obtém-se ênfase por meio do emprego de um mesmo recurso expressivo,...

Responda: Nos dois textos, obtém-se ênfase por meio do emprego de um mesmo recurso expressivo, como se pode verificar nos seguintes trechos:


1Q595599 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular USP, USP, FUVEST, 2017

Texto associado.
    Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a
celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não
conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas,
coubeme a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do
meu rosto. Mais; não padeci a morte de dona Plácida, nem a
semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e
outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem
sobra, e, conseguintemente, que saí quite com a vida. E
imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério,
acheime com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa
deste capítulo de negativas: Não tive filhos, não transmiti a
nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
                      Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
    Não sei por que até hoje todo o mundo diz que tinha
pena dos escravos. Eu não penso assim. Acho que se fosse
obrigada a trabalhar o dia inteiro não seria infeliz. Ser obrigada
a ficar à toa é que seria castigo para mim. Mamãe às vezes diz
que ela até deseja que eu fique preguiçosa; a minha esperteza
é que a amofina. Eu então respondo: “Se eu fosse preguiçosa
não sei o que seria da senhora, meu pai e meus irmãos, sem
uma empregada em casa”.
Helena Morley, Minha vida de menina.

Nos dois textos, obtém-se ênfase por meio do emprego de um mesmo recurso expressivo, como se pode verificar nos seguintes trechos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Nos dois textos apresentados, o recurso expressivo que confere ênfase é a utilização da oposição entre ideias, que destaca contrastes para reforçar o argumento ou sentimento expresso.

Na alternativa c), temos nos trechos "Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto" e "Ser obrigada a ficar à toa é que seria castigo para mim" uma oposição clara entre situações negativas e positivas, ou entre uma condição indesejada e a sorte de não vivê-la. Essa oposição cria um efeito de destaque, enfatizando a ideia central de cada texto.

Nas outras alternativas, embora haja negações ou afirmações, o recurso expressivo não é o mesmo em ambos os textos, ou não se trata de uma oposição que cria ênfase de forma equivalente. Por exemplo, na alternativa a) o recurso é a negação, mas não há a mesma estrutura de oposição que gera ênfase nos dois textos.

Portanto, a alternativa c) é a correta porque identifica o mesmo recurso expressivo (oposição) nos dois trechos, que é o que a questão pede.

Segunda resolução:
Ao analisar novamente, confirmamos que o recurso comum é a oposição entre ideias que cria ênfase. As outras alternativas apresentam recursos diferentes ou não coincidentes nos dois textos. Isso confirma que o gabarito oficial c) está correto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.