Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a hemostasia normal e a trombose envo...

Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a hemostasia normal e a trombose envolvem inúmeros fatores, que incluem plaquetas, granulócitos e monócitos, bem como coagulação (formação do coágulo) e sist...


Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a hemostasia normal e a trombose envolvem inúmeros fatores, que incluem plaquetas, granulócitos e monócitos, bem como coagulação (formação do coágulo) e sistemas fibrinolítico (lise do coágulo) e de proteínas anticoagulantes (regulador). Cada um dos três sistemas de proteína equilibra as atividades do outro. Vários testes de triagem são usados no laboratório clínico para um paciente com um problema hemorrágico, no intuito de classificar e diagnosticar a base do distúrbio. "Hemostasia primária” refere-se à reatividade plaquetária no local da lesão vascular, sendo a contagem de plaquetas um exemplo de ensaio de triagem para hemostasia primária. Quanto aos ensaios para a “hemostasia secundária”, ou seja, a coagulação do plasma, analise as alternativas abaixo e assinale a opção incorreta.

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    A alternativa c) é incorreta porque descreve erroneamente a superfície usada no teste de tempo de tromboplastina parcial ativada (aPTT). O aPTT utiliza uma superfície com carga negativa, e não positiva, para acelerar a coagulação. Este teste é crucial para avaliar as vias intrínsecas e comuns do sistema de coagulação.

    As outras alternativas estão corretas e descrevem adequadamente os procedimentos e propósitos dos testes de coagulação mencionados:

    a) Explica corretamente o uso do citrato de sódio como anticoagulante no teste de aPTT, destacando a proporção correta de anticoagulante para sangue e o processo subsequente para a formação do coágulo.

    b) Corretamente descreve o aPTT como uma avaliação das vias intrínsecas e comuns da coagulação, e esclarece a diferença entre PTT e aPTT.

    d) Descreve corretamente o procedimento para o teste de tempo de protrombina (PT), incluindo os componentes usados e o que é avaliado pelo teste, que são as vias extrínsecas e comuns da coagulação.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.