O AACR2 - Revisão 2002 incorpora uma série de alterações, que vão desde uma nova redação e a eliminação de regras até mudanças mais significativas, entre as quais se destacam:
I. inclusão de novos conceitos ou alteração de outros;
II. mudanças substanciais nos capítulos 3 (Materiais Cartográficos), 9 (Recursos Eletrônicos) e 12 (Recursos Contínuos);
III. reformulação da regra 0.24, que passou a dar ênfase a todos os aspectos de um item que está sendo descrito, como conteúdo, suporte físico, tipo de publicação, suas relações bibliográficas e o fato de ter sido publicado ou não.
Ocorre que a afirmativa está
✂️ a) incorreta; não houve mudanças importantes no capítulo 3 e a regra 0.24 passou a determinar que a descrição de um item físico deve ser baseada, em primeiro lugar, no capítulo ao qual esse item por sua natureza se insere. ✂️ b) correta; as revisões tornaram o código mais atual, porém a mudança radical é a sua substituição por um novo modelo de descrição, como os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos - FRBR. ✂️ c) incorreta; as revisões do AACR2 não resultaram em eliminação de nenhuma regra e o capítulo 12 teve alterado basicamente o seu título original, antes denominado Publicações Seriadas. ✂️ d) incorreta; foram feitas apenas atualizações de certos conceitos e o capítulo 1 (Regras Gerais de Descrição) foi o que sofreu mudanças substanciais, incluindo a distinção entre ponto de acesso e descrição. ✂️ e) correta; o AACR2 vem sendo reformulado desde 1988 com o objetivo de acompanhar o progresso tecnológico e, ao mesmo tempo, adequar o código aos sistemas automatizados.