Acerca da importância do desenvolvimento de coleções em Bibliotecas Universitárias, Miranda (2007) pontua:
“O principal papel da biblioteca universitária é atender às necessidades informacionais da comunidade acadêmica (corpo docente, discente, pesquisadores e técnico-administrativo), direcionando sua coleção aos conteúdos programáticos ou em projetos acadêmicos dos cursos ministrados pela universidade na qual se encontra inserida.”
Entende-se que o processo de desenvolvimento de coleções é uma das mais importantes ações da biblioteca e deve estar inserida em seu planejamento, de modo que seus objetivos sejam atingidos, respeitando-se o cenário onde a instituição está inserida, sua natureza e público-alvo. Dessa forma, faz-se necessário, após um detalhado diagnóstico, a elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções, em que devem estar contempladas as etapas de: seleção, aquisição, desbastamento, descarte, preservação e conservação desse acervo. A partir de tais afirmativas, analise qual a questão que possui os passos mais relevantes no processo de elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções de uma biblioteca universitária.
✂️ a) Determinar as áreas atendidas pelo acervo; Indicação dos tipos de materiais informacionais e em suportes variados; Estabelecimento de critérios de prioridades e seleção; Critérios de avaliação da coleção. ✂️ b) Deve constar o nome das editoras parceiras; Previsão de sistema antimofo para os livros; Compra de estantes deslizantes; Data inicial e final da política. ✂️ c) Cronograma de reordenamento das estantes; Plano de expansão do acervo; Plano de seleção negativa; Organização de acervo por temática. ✂️ d) Organização de laboratório de restauração; Licitação de livros; Compra de luvas e material de apoio; Seleção de mobiliário. ✂️ e) Elaboração de sumários; Planta baixa da biblioteca; Organização numérica do acervo; Dotação orçamentária anual.