Questões Direito Processual Penal Princípios Fundamentais

Sobre as disposições constitucionais aplicáveis ao Direito Processual Penal, analise os...

Responda: Sobre as disposições constitucionais aplicáveis ao Direito Processual Penal, analise os itens a seguir: I. Costuma-se falar que o princípio da individualização da pena tem caráter me...


1Q63527 | Direito Processual Penal, Princípios Fundamentais

Sobre as disposições constitucionais aplicáveis ao Direito Processual Penal, analise os itens a seguir:

I. Costuma-se falar que o princípio da individualização da pena tem caráter meramente relativo, já que não foi contemplado na Constituição Federal.
II. Na seara processual penal, o princípio da razoável duração do processo deve ser harmonizado com outros princípios constitucionais, não podendo ser considerado de maneira isolada e descontextualizada do caso concreto, a pretexto de acelerar a condenação do acusado.
III. O princípio da não autoincriminação garante o pleno direito ao silêncio do acusado, mas não impede que o mesmo seja investigado pelos fatos sobre os quais não se pronunciou.

Analisados os itens, pode-se afirmar corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar cada item detalhadamente.

Item I: O princípio da individualização da pena está previsto no artigo 5º, inciso XLVI, da Constituição Federal, que determina que a pena deve ser individualizada. Portanto, afirmar que esse princípio tem caráter meramente relativo por não estar contemplado na Constituição é incorreto, pois ele está sim previsto expressamente.

Item II: O princípio da razoável duração do processo está previsto no artigo 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal. Esse princípio deve ser aplicado de forma equilibrada, harmonizando-se com outros princípios, como o contraditório e a ampla defesa. Não pode ser usado isoladamente para acelerar a condenação do acusado, o que poderia violar direitos fundamentais. Assim, o item II está correto.

Item III: O princípio da não autoincriminação garante ao acusado o direito de permanecer em silêncio para não produzir provas contra si mesmo, conforme o artigo 5º, inciso LXIII, da Constituição Federal. Contudo, isso não impede que o acusado seja investigado pelos fatos, mesmo que ele não tenha se pronunciado. Portanto, o item III também está correto.

Checagem dupla confirma que o item I está incorreto e os itens II e III estão corretos, o que confirma o gabarito oficial e a resposta mais marcada, alternativa e.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.