Questões Direito Processual Penal Aplicação da Lei Penal Processual Penal

À luz do CPP e da jurisprudência do STJ, julgue o seguinte item, relativo à prisão, aos...

Responda: À luz do CPP e da jurisprudência do STJ, julgue o seguinte item, relativo à prisão, aos recursos, aos atos e aos princípios processuais penais. Dado o princípiotempus regit actum...


1Q63633 | Direito Processual Penal, Aplicação da Lei Penal Processual Penal, CESPE CEBRASPE

À luz do CPP e da jurisprudência do STJ, julgue o seguinte item, relativo à prisão, aos recursos, aos atos e aos princípios processuais penais.

Dado o princípio tempus regit actum, as normas processuais penais têm aplicação imediata, não alcançando crimes ocorridos em data anterior à sua vigência.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

O princípio tempus regit actum significa que o tempo rege o ato, ou seja, a norma processual que está em vigor no momento do ato processual deve ser aplicada. Porém, isso não quer dizer que as normas processuais penais não possam retroagir para alcançar fatos anteriores à sua vigência.

Na verdade, as normas processuais penais têm aplicação imediata, sim, mas podem ser aplicadas a processos em andamento, mesmo que o crime tenha ocorrido antes da vigência da norma, desde que não prejudiquem o réu (princípio da irretroatividade da lei penal mais gravosa). Portanto, a aplicação imediata das normas processuais não significa que elas não alcancem fatos anteriores, mas sim que o processo deve seguir a norma vigente no momento do ato processual.

Por isso, a afirmativa está errada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.