Questões Direito Processual Penal Prisão e da Liberdade Provisória

Qualquer agente policial poderá efetuar a prisão determinada no mandado de prisão regis...

Responda: Qualquer agente policial poderá efetuar a prisão determinada no mandado de prisão registrado no Conselho Nacional de Justiça, salvo se fora da competência territorial do juiz que o expediu.


1Q64001 | Direito Processual Penal, Prisão e da Liberdade Provisória, CESPE CEBRASPE

Qualquer agente policial poderá efetuar a prisão determinada no mandado de prisão registrado no Conselho Nacional de Justiça, salvo se fora da competência territorial do juiz que o expediu.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A afirmativa está incorreta porque a prisão determinada por mandado deve respeitar a competência territorial do juiz que o expediu. Isso significa que, embora qualquer agente policial possa cumprir o mandado, a prisão só pode ser efetivada dentro da área de jurisdição do juiz que o emitiu, salvo se houver cooperação entre as autoridades competentes para atuação fora dessa área.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registra os mandados de prisão para controle e transparência, mas não altera a competência territorial para cumprimento do mandado. A competência territorial é um princípio fundamental do direito processual penal, previsto no Código de Processo Penal, que determina que a autoridade policial ou judiciária deve atuar dentro dos limites de sua jurisdição.

Portanto, a prisão fora da competência territorial do juiz que expediu o mandado não pode ser realizada por qualquer agente policial, salvo em situações específicas previstas em lei, como a atuação conjunta entre forças policiais ou autorização judicial expressa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.