Questões Direito Processual Penal Suspeição e Impedimento

Maria e João foram casados por dez anos. Durante o casamento, o casal teve um único fil...

Responda: Maria e João foram casados por dez anos. Durante o casamento, o casal teve um único filho, o qual faleceu aos três anos. Antes do casamento, Maria já tinha um filho, Paulo. Após o divórcio, Maria c...


Q64306 | Direito Processual Penal, Suspeição e Impedimento

Maria e João foram casados por dez anos. Durante o casamento, o casal teve um único filho, o qual faleceu aos três anos. Antes do casamento, Maria já tinha um filho, Paulo. Após o divórcio, Maria contraiu um novo casamento, e João, já divorciado, foi aprovado no concurso público para o cargo de juiz, empossado e investido no cargo.

Nos termos do Código de Processo Penal, é correto afirmar que

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

De acordo com o Código de Processo Penal, o juiz é considerado suspeito nos casos em que ele tiver parentesco consanguíneo até o terceiro grau com alguma das partes ou com o ofendido, conforme previsto no artigo 254 do CPP.

No caso apresentado, João não é impedido de funcionar como juiz no processo movido pelo Ministério Público contra o atual esposo de Maria, no qual ela figura como vítima de violência doméstica, pois não há nenhum impedimento legal relacionado ao parentesco ou situação descrita. Portanto, a alternativa correta é a letra a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.