Questões Direito Processual Penal Funcionários da Justiça

Tício é funcionário auxiliar da justiça de certo cartório de Vara Criminal. Ao atuar em...

Responda: Tício é funcionário auxiliar da justiça de certo cartório de Vara Criminal. Ao atuar em determinado procedimento, verifica que Mévio, que é seu credor em razão de empréstimo, figura como réu na açã...


1Q64484 | Direito Processual Penal, Funcionários da Justiça

Tício é funcionário auxiliar da justiça de certo cartório de Vara Criminal. Ao atuar em determinado procedimento, verifica que Mévio, que é seu credor em razão de empréstimo, figura como réu na ação penal.

Identificada tal situação, é correto afirmar que Tício: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
Tício, sendo funcionário auxiliar da justiça, está sujeito às mesmas normas de suspeição e impedimento que se aplicam aos juízes, conforme estabelecido pelo Código de Processo Penal (CPP). O artigo 252 do CPP especifica que as causas de suspeição dos juízes estendem-se aos serventuários e funcionários da justiça.

Neste caso, o fato de Tício ser credor de Mévio, que é réu na ação penal, configura uma relação que pode comprometer a imparcialidade de Tício ao atuar no procedimento. Portanto, ele está suspeito de participar da ação penal devido a essa relação pessoal com uma das partes envolvidas.

A alternativa correta é a letra 'a', pois indica corretamente que Tício não poderá participar da ação penal em razão da causa de suspeição, e que as regras de suspeição dos juízes também se aplicam aos serventuários e funcionários da justiça.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.