Questões Comércio Internacional Exterior

Sobre as definições constantes da Convenção de Viena de 1969 (CVDT), pode-se afirmar que:

Responda: Sobre as definições constantes da Convenção de Viena de 1969 (CVDT), pode-se afirmar que:


1Q652114 | Comércio Internacional Exterior, Analista Tributário da Receita Federal Prova 2, RFB, ESAF

Sobre as definições constantes da Convenção de Viena de 1969 (CVDT), pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969 define 'reserva' como uma declaração unilateral feita por um Estado ao assinar, ratificar, aceitar, aprovar ou aderir a um tratado, com o objetivo de excluir ou modificar o efeito jurídico de certas disposições do tratado em sua aplicação a esse Estado. Isso está previsto no artigo 2º, alínea d, da CVDT.

A alternativa a) está incorreta porque a CVDT não faz distinção expressa entre 'tratado' e 'acordo internacional'; na verdade, o termo 'tratado' é usado de forma ampla para incluir acordos internacionais entre Estados.

A alternativa b) está errada porque a definição de 'organização internacional' na CVDT refere-se a organizações intergovernamentais, não abrangendo organizações não governamentais, mesmo que tenham personalidade jurídica.

A alternativa d) está incorreta porque 'ratificação' é o ato pelo qual um Estado confirma um tratado, geralmente por meio de um instrumento formal, e não a designação de representantes para negociação. A designação de representantes é feita por 'plenos poderes'.

A alternativa e) também está errada, pois 'plenos poderes' são documentos que autorizam uma pessoa a representar um Estado na negociação, assinatura ou conclusão de um tratado, mas não conferem capacidade para impor propostas aos demais Estados.

Portanto, a alternativa correta é a letra c.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.