Questões Direito Administrativo Acumulação de Cargos e Funções

De acordo com a Lei 8.112/90, a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públic...

Responda: De acordo com a Lei 8.112/90, a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas é punível com:


1Q65888 | Direito Administrativo, Acumulação de Cargos e Funções

De acordo com a Lei 8.112/90, a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas é punível com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas é tratada pela Lei 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Conforme o artigo 132, inciso II, da referida lei, a penalidade para a acumulação ilegal é a demissão.

A demissão é a penalidade mais grave entre as opções apresentadas, adequada para infrações que comprometem a legalidade e a moralidade administrativa, como é o caso da acumulação ilegal, que fere o princípio da exclusividade e pode prejudicar o desempenho das funções públicas.

As outras penalidades, como suspensão, advertência, destituição de cargo ou função comissionada, são aplicáveis a outras infrações específicas, mas não para a acumulação ilegal de cargos, conforme o texto legal.

Portanto, a resposta correta é a letra a) demissão, em conformidade com o artigo 132, inciso II, da Lei 8.112/90.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.