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Para a autora, a substituição de “haver” por “ter” em diferentes contextos evidencia que
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Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A questão aborda a substituição do verbo 'haver' por 'ter' em diferentes contextos, o que remete a uma discussão sobre variação linguística e atitudes em relação à norma culta.
A alternativa e) destaca que os comportamentos puristas, que buscam preservar a língua de forma rígida e muitas vezes rejeitam variações naturais, são prejudiciais para a compreensão da constituição linguística. Isso porque a língua está em constante mudança e variação, e o purismo pode impedir o reconhecimento dessas dinâmicas.
As outras alternativas não se encaixam tão bem. A alternativa a) fala sobre norma e pesquisa histórica, mas o foco da questão é mais sobre atitudes linguísticas do que sobre metodologia normativa.
A alternativa b) menciona estudos clássicos de sintaxe histórica, que enfatizam variação e mudança, mas não é o ponto central da questão, que é a crítica ao purismo.
A alternativa c) fala em avaliação crítica e hierarquizante, o que contrasta com a ideia de que o purismo é prejudicial.
A alternativa d) defende a adoção de uma única norma, o que vai contra a ideia de que o purismo é negativo.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor responde ao enunciado, alinhando-se com a ideia de que o purismo prejudica a compreensão da língua em sua diversidade e evolução.
A alternativa e) destaca que os comportamentos puristas, que buscam preservar a língua de forma rígida e muitas vezes rejeitam variações naturais, são prejudiciais para a compreensão da constituição linguística. Isso porque a língua está em constante mudança e variação, e o purismo pode impedir o reconhecimento dessas dinâmicas.
As outras alternativas não se encaixam tão bem. A alternativa a) fala sobre norma e pesquisa histórica, mas o foco da questão é mais sobre atitudes linguísticas do que sobre metodologia normativa.
A alternativa b) menciona estudos clássicos de sintaxe histórica, que enfatizam variação e mudança, mas não é o ponto central da questão, que é a crítica ao purismo.
A alternativa c) fala em avaliação crítica e hierarquizante, o que contrasta com a ideia de que o purismo é prejudicial.
A alternativa d) defende a adoção de uma única norma, o que vai contra a ideia de que o purismo é negativo.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor responde ao enunciado, alinhando-se com a ideia de que o purismo prejudica a compreensão da língua em sua diversidade e evolução.
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