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O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de...
Responda: O romance Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi publicado em 1911. No fragmento destacado, a reação do personagem aos desdobramentos de sua...
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
Vamos analisar o texto e as alternativas juntos.
No fragmento, Policarpo Quaresma é um personagem que se dedicou ao patriotismo, estudando a língua tupi, a agricultura, a história e os heróis do Brasil. Porém, ele se depara com a descrença, o escárnio e a realidade dura, que não corresponde às suas expectativas idealizadas. Ele percebe que a "pátria que quisera ter era um mito", ou seja, uma construção idealizada, cheia de elementos míticos como a doçura do povo, a fertilidade da terra, a pureza da língua, que na prática não se confirmam.
Agora, olhando as alternativas:
a) Diz que estudar inutilidades levou a uma visão mais ampla do país. No texto, ele considera esses estudos inúteis e não demonstra ter uma visão ampliada, mas sim frustração.
b) Fala que a curiosidade pelos heróis levou a um ideal de prosperidade e democracia no contexto republicano. O texto não menciona prosperidade ou democracia, e sim decepção.
c) Aponta que a construção da pátria a partir de elementos míticos conduz à frustração ideológica. Isso está bem alinhado com o texto, que fala da pátria como mito e da série de decepções.
d) Atribui a decepção à propensão do brasileiro ao riso e escárnio, justificando a desistência de Policarpo. O texto fala do riso e escárnio, mas não que isso justifique a desistência, e sim que ele sofre com isso.
e) Fala da certeza da fertilidade da terra como parte de um projeto ideológico salvacionista. O texto mostra que a terra não era fértil, e que isso foi uma decepção, não uma certeza.
Portanto, a alternativa que melhor expressa a ideia do texto é a c).
Se quiser, posso explicar mais sobre o contexto do romance e o personagem!
Vamos analisar o texto e as alternativas juntos.
No fragmento, Policarpo Quaresma é um personagem que se dedicou ao patriotismo, estudando a língua tupi, a agricultura, a história e os heróis do Brasil. Porém, ele se depara com a descrença, o escárnio e a realidade dura, que não corresponde às suas expectativas idealizadas. Ele percebe que a "pátria que quisera ter era um mito", ou seja, uma construção idealizada, cheia de elementos míticos como a doçura do povo, a fertilidade da terra, a pureza da língua, que na prática não se confirmam.
Agora, olhando as alternativas:
a) Diz que estudar inutilidades levou a uma visão mais ampla do país. No texto, ele considera esses estudos inúteis e não demonstra ter uma visão ampliada, mas sim frustração.
b) Fala que a curiosidade pelos heróis levou a um ideal de prosperidade e democracia no contexto republicano. O texto não menciona prosperidade ou democracia, e sim decepção.
c) Aponta que a construção da pátria a partir de elementos míticos conduz à frustração ideológica. Isso está bem alinhado com o texto, que fala da pátria como mito e da série de decepções.
d) Atribui a decepção à propensão do brasileiro ao riso e escárnio, justificando a desistência de Policarpo. O texto fala do riso e escárnio, mas não que isso justifique a desistência, e sim que ele sofre com isso.
e) Fala da certeza da fertilidade da terra como parte de um projeto ideológico salvacionista. O texto mostra que a terra não era fértil, e que isso foi uma decepção, não uma certeza.
Portanto, a alternativa que melhor expressa a ideia do texto é a c).
Se quiser, posso explicar mais sobre o contexto do romance e o personagem!
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