Questões Direito Administrativo Previsão Constitucional e Elementos da Responsabilidade Civil Objetiva do Estado

Uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria da responsabilidade objeti...

Responda: Uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria da responsabilidade objetiva do Estado, com base no risco administrativo, a mera ocorrência de ato lesivo causado pelo poder público à v...


Q667655 | Direito Administrativo, Previsão Constitucional e Elementos da Responsabilidade Civil Objetiva do Estado, Auditor Fiscal, SEFAZ DF, CESPE CEBRASPE, 2020

Texto associado.
Acerca da responsabilidade civil do Estado, julgue o item a seguir.
Uma vez que o ordenamento jurídico brasileiro adota a teoria da responsabilidade objetiva do Estado, com base no risco administrativo, a mera ocorrência de ato lesivo causado pelo poder público à vítima gera o dever de indenização pelo dano pessoal e(ou) patrimonial sofrido, independentemente da caracterização de culpa dos agentes estatais ou da demonstração de falta do serviço público. Não obstante, em caso fortuito ou de força maior, a responsabilidade do Estado pode ser mitigada ou afastada.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A responsabilidade civil do Estado no Brasil é regida pela teoria da responsabilidade objetiva, com base no risco administrativo. Isso significa que, ao contrário da responsabilidade subjetiva, não é necessário comprovar a culpa do agente estatal para que haja o dever de indenizar a vítima. Basta a comprovação do dano e do nexo de causalidade entre a conduta estatal e o prejuízo sofrido pela vítima.

Dessa forma, a mera ocorrência de um ato lesivo causado pelo poder público já é suficiente para gerar a obrigação de indenizar, independentemente da existência de culpa dos agentes estatais ou da demonstração de falha no serviço público. No entanto, nos casos de caso fortuito ou força maior, a responsabilidade do Estado pode ser mitigada ou afastada, conforme previsto no artigo 393 do Código Civil Brasileiro.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.