Texto associado. A função da auditoria deve ser exercida em caráter de entendimento e que o trabalho executado tenha e mereça toda a credibilidade possível, não sendo permissível existir qualquer sombra de dúvida quanto à honestidade e aos padrões morais do auditor. A pessoa do auditor deve ser a de alguém com profundo equilíbrio e probidade, uma vez que sua opinião influenciará outras pessoas, principalmente em relação a interesses financeiros e comerciais que eventuais acionistas, proprietários, clientes e fornecedores possam ter. São princípios éticos profissionais, que fundamentam a profissão de auditoria, se apoia e exige a obediência, EXCETO :
✂️ a) Independência: condição primordial do trabalho de auditoria, para a obtenção dos elementos de prova e exercício de seu julgamento.
✂️ b) Integridade: o auditor deve ser íntegro em todos os seus compromissos que envolvam a empresa auditada, as entidades de classe e o público em geral.
✂️ c) Confidencialidade: o trabalho de auditoria permite que a pessoa do auditor e os assistentes designados para o trabalho tenham livre e irrestrito acesso a informações estratégicas importantes.
✂️ d) Parceria: a complexidade e o volume das operações fazem com que os procedimentos de auditoria sejam aplicados por meio de parcerias com as partes auditadas.