Questões Direito Administrativo Improbidade Administrativa e Sanções

O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou enriquecer ilicitamente es...

Responda: O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações da lei até o limite do valor da herança.


1Q671300 | Direito Administrativo, Improbidade Administrativa e Sanções, Profissional Administrativo, CREFONO 1a Região, Quadrix, 2020

Texto associado.
A Lei n.° 8.429/1992 estabelece punições para os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimônio ou da receita anual. De acordo com os ditames da Lei n.° 8.429/1992, julgue o item.
O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações da lei até o limite do valor da herança.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

A questão trata da responsabilidade do sucessor em relação a atos ilícitos praticados pelo antecessor que causem lesão ao patrimônio público ou resultem em enriquecimento ilícito.

De acordo com o artigo 134 do Código Tributário Nacional (CTN), o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações da lei até o limite do valor da herança. Isso significa que a responsabilidade do sucessor não é ilimitada, mas limitada ao valor dos bens herdados.

Essa regra visa proteger o patrimônio público e garantir que atos ilícitos não fiquem impunes, ao mesmo tempo em que limita a responsabilidade do sucessor para evitar prejuízos além do que foi recebido na herança.

Portanto, a afirmativa está correta, pois está em conformidade com o disposto na legislação vigente.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.