No que se refere ao processo de ensino-aprendizage...
Responda: No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem e à relação entre professor e aluno, assinale a opção correta.
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A interação professor-aluno é fundamental para a organização da situação didática e para que se atinjam os objetivos do processo de ensino-aprendizagem.
Essa alternativa está correta porque o processo de ensino-aprendizagem não ocorre de forma isolada. A relação entre professor e aluno, marcada pela interação, é essencial para que o ensino seja eficaz e os objetivos educacionais sejam alcançados. A interação permite ajustes, feedbacks e motivações que favorecem a aprendizagem.
Analisando as outras alternativas, percebe-se que elas apresentam equívocos. A alternativa a) afirma que um bom plano de aula e objetivos claros são suficientes para uma boa interação socioemocional, o que é falso, pois a interação envolve aspectos mais amplos, como empatia e comunicação.
A alternativa b) confunde o processo cognoscitivo com vínculos afetivos; o processo cognoscitivo está relacionado ao conhecimento e à aprendizagem, não diretamente aos vínculos afetivos.
A alternativa c) sugere que a autoridade docente deve cercear a relação educativa para tornar os alunos dependentes, o que é contrário às práticas pedagógicas modernas que valorizam a autonomia do aluno.
Por fim, a alternativa e) defende um trabalho docente unidirecional, o que vai contra a ideia de que o ensino deve ser dialógico e participativo para facilitar a aprendizagem.
Portanto, a alternativa d) é a única que reflete corretamente a importância da interação no processo educativo.
Essa alternativa está correta porque o processo de ensino-aprendizagem não ocorre de forma isolada. A relação entre professor e aluno, marcada pela interação, é essencial para que o ensino seja eficaz e os objetivos educacionais sejam alcançados. A interação permite ajustes, feedbacks e motivações que favorecem a aprendizagem.
Analisando as outras alternativas, percebe-se que elas apresentam equívocos. A alternativa a) afirma que um bom plano de aula e objetivos claros são suficientes para uma boa interação socioemocional, o que é falso, pois a interação envolve aspectos mais amplos, como empatia e comunicação.
A alternativa b) confunde o processo cognoscitivo com vínculos afetivos; o processo cognoscitivo está relacionado ao conhecimento e à aprendizagem, não diretamente aos vínculos afetivos.
A alternativa c) sugere que a autoridade docente deve cercear a relação educativa para tornar os alunos dependentes, o que é contrário às práticas pedagógicas modernas que valorizam a autonomia do aluno.
Por fim, a alternativa e) defende um trabalho docente unidirecional, o que vai contra a ideia de que o ensino deve ser dialógico e participativo para facilitar a aprendizagem.
Portanto, a alternativa d) é a única que reflete corretamente a importância da interação no processo educativo.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários