Questões Direito Administrativo Princípios explícitos Legalidade

Indique a alternativa abaixo na qual NÃO se pode depreender um desrespeito expresso aos...

Responda: Indique a alternativa abaixo na qual NÃO se pode depreender um desrespeito expresso aos Princípios da Administração Pública. 


1Q673094 | Direito Administrativo, Princípios explícitos Legalidade, Analista P Gestão Administrativo IPVV, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Texto associado.

Indique a alternativa abaixo na qual NÃO se pode depreender um desrespeito expresso aos Princípios da Administração Pública. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) Nesta questão, o objetivo é identificar a alternativa que NÃO demonstra um desrespeito expresso aos Princípios da Administração Pública, que são legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, conforme o artigo 37 da Constituição Federal.

Na alternativa a), o funcionário favorece um amigo, quebrando o princípio da impessoalidade e da moralidade, pois trata processos de forma desigual.

Na alternativa b), apesar da nomeação ser para um parente, o texto destaca que o cunhado é qualificado e reconhecido, o que não configura necessariamente desrespeito aos princípios, desde que respeitados os critérios legais e de competência. Porém, a nomeação de parentes pode configurar nepotismo, que é vedado pela Súmula Vinculante 13 do STF, salvo exceções.

Na alternativa c), o gestor decide reduzir gastos públicos mesmo que isso prejudique a qualidade do serviço, o que fere o princípio da eficiência, pois a administração deve buscar o melhor resultado para a população.

Na alternativa d), a secretária propõe uma licitação direcionada para beneficiar um conhecido, o que fere o princípio da legalidade e da moralidade, pois a licitação deve ser isonômica e transparente.

Na alternativa e), o escrevente se recusa a fornecer dados de um processo sob segredo de justiça, o que está correto, pois o segredo de justiça é uma limitação legal ao princípio da publicidade. O jornalista acusa o escrevente de descumprir a Lei de Acesso à Informação, mas essa lei não se sobrepõe ao segredo de justiça. Portanto, não há desrespeito aos princípios da administração pública nessa situação.

Assim, a alternativa e) é a única que não demonstra desrespeito expresso aos princípios da administração pública.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.