Questões História

A chegada dos Europeus à América, no século XV, signif...

Responda: A chegada dos Europeus à América, no século XV, significou o início da destruição da maioria das organizações sociais, culturais e políticas 


1Q677303 | História, Soldado, Polícia Militar BA, IBFC, 2020

A chegada dos Europeus à América, no século XV, significou o início da destruição da maioria das organizações sociais, culturais e políticas existentes. Os chamados conquistadores confiscaram as terras indígenas, sua liberdade e, muito frequentemente, suas vidas. Mais da metade dos cerca de 80 milhões de ameríndios que então se distribuíam por todo o continente acabaram mortos em pouco menos de um século de colonização (VICENTINO; DORIGO, 1997). A respeito da chegada dos portugueses ao Brasil, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
A alternativa d está incorreta porque afirma que os primeiros séculos de contato entre brancos e índios foram marcados por alguma amabilidade, o que não condiz com a realidade histórica. Desde o início da colonização portuguesa no Brasil, houve muita violência, exploração e conflito entre os colonizadores e os povos indígenas.

As demais alternativas estão corretas e refletem fatos históricos amplamente documentados. A alternativa a) destaca a destruição causada pelas doenças trazidas pelos europeus, que dizimaram grande parte da população indígena. A alternativa b) menciona a superioridade tecnológica e a ambição comercial dos conquistadores, que resultaram em um verdadeiro morticínio.

A alternativa c) aponta que o massacre dos indígenas não foi um fenômeno restrito ao período colonial, mas que se estendeu ao longo da história brasileira, incluindo o período imperial, republicano e até a atualidade. A alternativa e) fala sobre o escambo, uma forma inicial de troca entre indígenas e colonizadores, que realmente ocorreu no início do contato.

Portanto, a única alternativa incorreta é a d, pois minimiza a violência e os conflitos iniciais entre indígenas e colonizadores, o que não é historicamente preciso.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.