Leia este trecho: “Em todas as épocas históricas e até a nossa, em qualquer sociedade concreta havia pessoas
cultas e incultas e, entre esses dois extremos, pessoas mais ou menos cultas ou mais ou menos incultas. Ao mesmo
tempo, essa classificação estava bastante clara para todo o mundo [...]” (Linhas 12-15) Nesse trecho, para que haja uma produção de sentido efetiva, é necessário acionar recursos linguístico-cognitivos
✂️ a) que permitem ao leitor a percepção da alternância entre a presença de cultura, sua ausência ou uma cultura
parcial, colocada num “desenho” que compara quatro perfis: pessoas em polos antagônicos umas às outras e as
que estão em polos intermediários. ✂️ b) em que a retomada ao passado dessas pessoas nos dá a dimensão entre a falta de cultura das pessoas no
passado e o acesso à cultura na atualidade, propiciando que seja traçado um perfil histórico do homem inculto de
antes com o culto de hoje. ✂️ c) que remontam às experiências da cultura dos nossos antepassados, já que a cultura atual reproduz a mesma
história e memórias vivenciadas em épocas anteriores. ✂️ d) a partir dos quais entendemos que as sociedades humanas têm desenvolvido historicamente as mesmas formas
de se organizar, ver o mundo e orientar as suas atividades sociais.